Investimento em Ações

chart-1905225_1920

01.03.2021

Será que é para você?
O que saber antes de começar?

5/5
assignLucas

Compartilhe a matéria:

O ano de 2020 foi marcado pelo crescimento exponencial de investidores pessoas físicas (PF) entrando na Bolsa de Valores (B3).

Segundo dados divulgados pela própria B3, houve um aumento de mais de 90% no número de contas de PF ao longo do último ano (2020) no mercado de ações.

Isso se deve por vários motivos, como por exemplo:

  • A atual taxa dos juros básicos da economia (Selic) em mínima histórica (2% a.a) o que torna menos atrativo ainda as opções de investimento mais conservadores como poupança, CDB, fundos atrelados ao CDI e outras opções em renda fixa. Fazendo com que os investidores passem a ter um maior interesse e apetite por investimentos de maior rentabilidade  – e consequentemente maior risco;
  • A disseminação do assunto nas mídias sociais e a facilidade de acesso às informações sobre o tema, além do sucesso de alguns IPO (do termo em inglês para Oferta Pública Inicial) onde as empresas abrem o capital publicamente para vendar parte de suas ações.

Assim, para quem ainda não está investindo no Mercado de Ações, ainda fica a dúvida sobre como começar. Você tem duas opções:

1º) Investir por conta própria (trader): se cadastrando em alguma corretora (ou até mesmo na corretora do seu próprio banco, se houver) e começar a comprar e vender ações de seu interesse, via plataforma (Home broker) disponibilizada pela corretora.

2º) Investir através da assessoria de corretoras, escritórios autônomos, assets, etc.: assessorias especializadas são ofertadas por diversas corretoras, cabendo aos assessores realizarem as sugestões de investimentos conforme o seu perfil e realizarem as operações.

Optando por investir por conta própria (trader) você precisa entender que, assim como qualquer outra atividade que você for realizar seja ela qual for (cozinhar, pintar, jogar bola, etc.), você precisará de um mínimo de CONHECIMENTO sobre essa atividade e/ou sobre as ferramentas necessárias para essa atividade.

Ainda, será preciso conhecer o seu perfil de investidor (há pessoas que não estão preparadas para assumir perdas eventuais em seus investimentos). Saber qual o tipo de trader que combina com o seu perfil e sua estratégia (day trader, swing trader, by and hold), quais tipos de análises e ferramentas existentes para utilizar em suas operações e, assim, saber realmente se o Mercado de Ações será a sua praia.

Falando em análises, você precisa conhecer os dois principais tipos de análise de ações:

  • Análise Fundamentalista: onde, resumidamente, o investidor irá se basear em indicadores financeiros da empresa e do mercado para tomar suas decisões, tais como retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), preço da ação dividido pelo lucro por ação (P/L), valor patrimonial por ação (VPA), níveis de endividamento, evolução das vendas, receitas, EBTIDA e vários outros indicadores que servirão para demostrar o retrato atual da empresa e possíveis tendências futuras.
  • Análise Técnica (gráfica): onde o investidor buscará analisar os gráficos de oscilação dos preços das ações, buscando algum padrão que possa demonstrar o ponto de entrada e/ou saída das operações, reversão de tendência, volume negociado, médias móveis, suportes e resistências vários outros estudos estatísticos e ferramentas que possibilitam a identificação de oportunidades ao comprar ou vender uma ação.

No entanto, é necessário muito CUIDADO com o tema!!

A quantidade de influenciadores digitais e outras pessoas que utilizam suas redes sociais para falar sobre estratégias de investimentos em ações aumentou bastante!

De certa forma, isso facilita a busca por informações e orientações sobre o tema a quem deseja saber mais. O problema é que há muita gente mal intencionada, charlatões, que acabam se aproveitando desse interesse e maior apetite por parte de investidores iniciantes que acabam caindo em ofertas ilusórias de ganhos fáceis e rápidos. Vários deles costumam aparecer em vídeos esbanjando objetos luxuosos (carros, casas) que nem mesmo são proprietários ou realizando compras e pagando estas com o lucro de uma operação curta de alguns minutos.

Além de pessoas mal intencionadas, surgiram também muitas empresas no mesmo sentido. Em 2020, foram vários casos de pirâmides financeiras que acabaram prejudicando muitos investidores que acreditaram nas ofertas de lucro rápido, principalmente envolvendo investimentos em criptomoedas e demais operações em moedas estrangeiras.

Resumindo…

Tenha em mente que ganhar dinheiro no mercado de ações NÃO É NADA FÁCIL! E que a probabilidade de se lucrar muito em um curto espaço de tempo é muito baixa.

Os maiores investidores da atualidade fizeram suas riquezas ao longo do tempo, com muito estudo, dedicação, erros e acertos e, principalmente, paciência!

Um exemplo clássico é o investidor americano Warren Buffett – 90 anos, uma das principais referências de investidores do mercado acionário, dono da empresa de investimentos Berkshire Hathaway e referência nos seu estilo de investir, metodologias e capacidade em saber encontrar oportunidades e fazer dinheiro.

Algumas citações mencionam que Warren Buffett conseguiu em média de 20% a 30% de retorno ao ano nos seus investimentos nas últimas 5 décadas.

Claro, estamos falando de um retorno MÉDIO ao longo de CINCO DÉCADAS (50 anos)!

Ou seja, houveram momentos de grandes crises econômicas, grandes perdas, mas também de banhos excepcionais que, na MÉDIA de todo esse período, geraram esse retorno aproximado entre 20% e 30% ao ano.

Se é fato ou não, o que temos que observar é que: se um investidor experiente, referência no mercado de ações, com vários cases de investimentos de sucesso e os números de sua empresa não deixam mentir que sua capacidade de investir é única e, que o maior ganho deste investidor é de 30% a.a, QUALQUER oferta de investimento que seja acima disso, principalmente de forma rápida e fácil, deve ser questionada e observada com muita calma! 

Desconfie sempre, procure maiores informações.

Apenas deixando claro que, ao comprar uma ação hoje, amanhã você pode ter um retorno de 10%. Acontece? Claro! Assim, então, terá conquistado 10% ao dia.

Mas, da mesma forma, pode ocorrer ao contrário, e perder 10% ao dia.

O mesmo exemplo acima vale não só para ações, mais qualquer outro tipo de investimento como fundos de investimentos, opções, criptomoedas, e qualquer outro que seja considerado como renda variável.

Uma coisa que deve se ter em mente é que as ações são voláteis, oscilam desde a abertura do mercado até o seu fechamento, e que várias outras variáveis (que não somente os preços) influenciam nas ações, sejam elas políticas, econômicas, regulatórias, notícias, fatos relevantes, acidentes e demais fatores imprevisíveis, como uma pandemia, que impactou (e continua impactando) fortemente os investimentos desde março de 2020.

Procure entender mais! Estude!

Não tem jeito, antes de investir em ações, procure entender mais sobre o assunto. Estudo, faça cursos com pessoas confiáveis, com referencias, siga influenciadores de confiança que se enquadrem no seu perfil e estratégia (mas com todo o cuidado com charlatões como citado acima!).

Comece com pouco, bem pouco, até conhecer as ferramentas, plataformas e custos envolvidos nas operações e, principalmente, descobrir qual o tipo de trader que melhor cominará com VOCÊ! 

As vezes até tente algum ambiente de simulação de operações com dinheiro fictício para você entender um pouco mais do dia a dia de um trader.

Sucesso e bons investimentos!

Coffee & Finance

Coffee & Finance é um site de informação e cultura.

Aqui você encontrará dicas de finanças pessoais, investimentos, mercado financeiro e economia.

Dicas de games, livros, seriados e cinemas.

Coffee & Finance | Todos os direitos reservados | 2021 | ab tecnologia 

plugins premium WordPress
Rolar para cima