Selic, inflação...e a Renda Fixa

coins-1015125_1920

23.08.2021

Investimentos em renda fixa voltam a se destacar

5/5
assignLucas
Lucas Baruci
Adm, Investidor e Educador Financeiro

Compartilhe a matéria:

A taxa básica de juros de nossa economia (Selic) – hoje em 5,25% a.a – teve a sua quarta alta consecutiva desde a última reunião do COPOM, realizada no dia 4 de agosto de 2021.

O Banco Central utiliza a taxa Selic como uma ferramenta de “controle da inflação”, tendo em vista que aumentar ou diminuir essa taxa básica irá impactar financiamentos, investimentos, custos de empréstimos e diversas outras operações que podem inibir ou estimular o consumo e investimentos no país.

A maior justificativa deste contínuo aumento da Selic, percebendo a sua importância no “controle da inflação”, é sem dúvida nenhuma pelo risco percebido pelo Banco Central no aumento da da inflação neste momento.

Surfando nesse medo, o mercado financeiro elevou pela 20º semana seguida a projeção para a inflação até o final de 2021, considerando o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo –  que tem por objetivo medir a inflação impactada por um conjunto de produtos e serviços comercializados no pais, referentes ao consumo das famílias).

Ok, e o que tudo isso tem a ver com investimentos, e principalmente com aqueles atrelados a renda fixa?

Bom, tem TUDO A VER!

Não somente com os investimentos, mas também com o custo do financiamento imobiliário, o custo de um empréstimo, o custo do cheque especial e da fatura não paga do seu cartão de crédito!

Os investimentos classificados como Renda Fixa, são investimentos que buscam um retorno próximo da inflação, de baixíssimo risco ao investidor.

Geralmente, os produtos de investimento em RENDA FIXA estão atrelados a oscilação desta taxa Selic, diretamente, como os próprios papéis do Tesouro Direto, ou investimentos que possuem como referência o CDI (Certificado de Depósito Interbancário – que também seguem a oscilação da Selic), como os conhecidos CDB (Certificado de depósito Bancário) que remuneram um percentual do CDI, e outros com prazos diversificados e também taxas pré ou pós fixadas.

Resumindo, quando a taxa Selic estava 2% a.a (de agosto a março 2021) a grande massa dos produtos de investimentos de Renda Fixa estavam com rentabilidade próxima a 2% a.a, ou seja, um retorno muito baixo para quem estava acostumado com a um retorno de dois dígitos que ocorreram entre 2014 e 2017.

Essa baixa rentabilidade fez com que o investidor procurasse outros investimentos, aumentando o apetite ao risco, batendo então os recordes de investidores pessoas físicas em ações e uma enxurrada de investidores à outros tipos de aplicações em investimentos de Renda Variável.

No entanto, chegamos a um momento econômico onde está sendo percebido que o retorno da economia não está sendo tão rápido como o esperado, os balanços divulgados pelas empresas começaram a todo vapor mas já sentem um resfriamento dos ânimos e, principalmente, que o monstro da inflação atrelado à instabilidade política no Brasil está fazendo com que os investidores voltem a procurar o porto “seguro” dos investimentos em renda fixa.

Só para se ter uma idéia, veja o retorno de alguns papéis do Tesouro Direto, na data desta matéria:

  • Tesouro Prefix juros semestrais 2031……Rentabilidade Anual 10,80%
  • Tesouro IPCA+ 2026…………………………..Rentabilidade Anual IPCA + 4,69%

Ou seja, investimentos em renda fixa voltam a registrar retornos iguais ou próximos a dois dígitos por ano.

Ainda, o mercado acionário não anda muito agradável devido a alta volatilidade e muito influenciado por questões políticas e econômicas que andam um pouco abaladas e incertas em nosso país.

O melhor, nesse momento, é analisar bem os tipos de investimentos disponíveis em renda fixa para a parcela dos seus investimentos que não se deseje arrisca muito ou até mesmo proteger parte do seu capital da desvalorização do real (e das empresas nacionais), como investimentos atrelados à moedas estrangeiras (como dólar), alguns ETF (Exchange Traded Funds – já explicado em matérias anteriores) que replicam ações ou índices estrangeiros, e também alguns fundos setoriais como de Tecnologia, Agronegócios, Games, Imobiliários e vários outros que podem ser uma opção de investimento de parte do seu dinheiro que você deseje arriscar mais!

 

Boa sorte, bons estudos e bons investimentos!

 

Coffee & Finance

__________________________________________________________

Coffee & Finance é um site de informação e cultura.

Aqui você encontrará dicas de finanças pessoais, investimentos, mercado financeiro e economia.

Dicas de games, livros, seriados e cinemas.

 

Links

_______________________________________

Coffee & Finance | Todos os direitos reservados | 2021 | ab tecnologia 

plugins premium WordPress
Rolar para cima