Copom aumenta a Selic para 7,75%

Captura de Tela 2021-10-28 às 19.19.48

28.10.2021

O que muda em investimentos como poupança, renda fixa, Tesouro Direto?

5/5
assignLucas

Compartilhe a matéria:

Nesta última quarta-feira (27/10/2021), após a reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), a taxa básica de juros de nossa economia – Selic – aumentou 1,5%, indo para 7,75% ao ano.

Com isso, aplicações em poupança, investimentos em renda fixa e os próprios papéis do Tesouro Direto passaram a ter um retorno maior.

No caso da poupança, a sua rentabilidade está atrelada à variação da Selic, ou seja, toda vez que a Selic aumentar, o retorno de aplicações feitas na poupança aumenta. No entanto, quando a Selic é igual ou inferior a 8,5%, a poupança paga 70% da Selic + a taxa referencial (TR) – que está zerada desde 2017…quando a taxa Selic é superior a 8,5%, a poupança paga 0,5% ao mês + TR.

Assim, com a Selic a 7,75%, a poupança pagará aproximadamente 0,45% ao mês, o que resultaria em 5,43% ao ano, livre de imposto de renda.

A grande maioria dos produtos de investimento em Renda Fixa, que utilizam referenciais como CDB, CDI, LCI, LCA, DI e a própria Selic, passam também a oferecer uma melhor rentabilidade, tendo em vista que todos eles possuem a taxa Selic como base de cálculo. 

A depender do investimento em renda fixa, deve-se atentar a custos como o próprio imposto de renda, taxas de administração, prazos mínimos de permanência/prazos de vencimento, taxas pré ou pós fixadas onde, geralmente, aqueles com maior prazo costumam oferecer os melhores retornos.

Já os papéis do Tesouro Direto, principalmente os pré fixados, já estão com rentabilidades acima de 12% ao ano, conforme tabela abaixo com os preços dos papéis no final do dia 27/10/2021:

Considerando que a projeção para a Selic até o final e 2021 chegue até a casa dos 9% aproximadamente, aplicações e investimentos em produtos de Renda Fixa concretizam de vez sua participação na carteira de investimentos.

Vale considerar que a inflação oficial em Setembro deste ano atingiu 10,25% no período de 12 meses e também está com previsão de seguir subindo, logo, qualquer investimento que ofereça menos que a inflação acumulada do período, acarretará na perda de valor do seu capital investido.

Para dificultar ainda mais a análise e escolha dos melhores investimentos, variáveis políticas, econômicas, fiscais e cambiais estão deixando o mercado financeiro agitado, com uma maior volatilidade, podendo ser um risco para novos investidores que desejam se aventurar sozinhos nesse mercado.

O importante é sempre pesquisar sobre as diversas opções de investimentos que seu Banco ou sua Corretora possuem no portfólio, procurar saber qual é o seu perfil de investidor e saber montar uma carteira de investimentos adequada para suas necessidades de curto, médio e/ou de longo prazo a fim de conseguir uma rentabilidade interessante ao longo do tempo, de preferência maior que a inflação oficial do período!

Em um dos nossos artigos anteriores, falamos um pouco sobre como pesquisar as opções de investimento no seu banco, basta clicar aqui para acessar o artigo.

 

Procure consultar um especialista do seu Banco ou Corretora, um assessor de investimentos, para te auxiliar nas questões acima e muito cuidado com os cantos de sereia feitos por diversos influenciadores digitais (youtubers, instagramers e outros), principalmente aqueles que oferecem grandes retornos em um curto espaço de tempo.

Não existe dinheiro fácil, nem ganho fácil no mercado financeiro!

 

Sucesso e bons investimentos!

Coffee & Finance

__________________________________________________________

Coffee & Finance é um site de informação e cultura.

Aqui você encontrará dicas de finanças pessoais, investimentos, mercado financeiro e economia.

Dicas de games, livros, seriados e cinemas.

 

Links

_______________________________________

Coffee & Finance | Todos os direitos reservados | 2021 | ab tecnologia 

plugins premium WordPress
Rolar para cima