2022 vem aí....e como ficam os Investimentos?

2022

07.12.2021

Perspectivas mercado interno...
E, quem sabe, passar a olhar para o mercado externo!

5/5
assignLucas

Compartilhe a matéria:


Afinal, como ficam os INVESTIMENTOS para 2022?!

Corra de quem disser que tem certeza sobre o que acontecerá ano que vem…..o que mais vi este ano foram encantadores de sereia conquistando mais e mais “seguidores”…e mais e mais pessoas sendo enganadas!

Mas, vamos lá!

O ano de 2021 está caminhando para um fechamento negativo para o iBOV, que pode fechar abaixo dos 118 mil pontos, patamar que estava no primeiro dia de negociações do ano.

A taxa Selic fechando 2021 em 9,25% conforme última reunião do Copom….com previsão de novas altas futuras.

Situação econômica de 2021, na minha opinião, já caracteriza uma estagflação, onde os preços sobem consideravelmente mais sem o aumento da demanda por eles, diminuindo então o poder de compra da população, enfraquecendo as indústrias e desaquecendo a economia.

Ainda em 2021, para piorar, um cenário político-econômico altamente instável, nada amigável aos olhos de investidores estrangeiros e ao mercado internacional. O que causa mais volatilidade e insegurança a cada nova notícia, desvalorizando a nossa moeda frente as demais.

Bom….tem vários outros fatores em 2021….como a própria pandemia do COVID-19…mas, deixaremos para lá pois o tema já está esgotado para todos!

Vamos para 2022!

Um ano que estará herdando toda a situação de 2021, com um agravante de ser um ano de eleições no Brasil onde as chamadas “terceiras vias” não estão convincentes ainda.

2022 terá um cenário muito complexo, com vários desafios e problemas que, infelizmente, não possuem resolução imediata, de curto prazo, e que vários outros fatores e novos acontecimentos podem ainda piorar esse cenário.

Logo, e tendo em vista que estamos aqui no Brasil, como ficam os investimentos para 2022?

O que considerar para uma carteira de investimentos que possa ser mais resistente a este cenário complexo de nosso país?

Primeiramente é importante observar como estão reagindo as demais economias mundiais e se, de alguma forma, temos opções de investimentos por aqui que consigam surfar em possíveis oportunidades destas economias.

Se olharmos a economia Americana, percebemos claramente que a recuperação por lá está sendo muito menos traumática, demorada e, principalmente, que está tendo consistência na melhora gradual da economia.

Ainda, que aqui no Brasil já possuímos vários produtos financeiros de investimentos que de alguma forma estão atrelados ao mercado Americano e que são de fácil acesso, ofertados pela grande maioria dos principais Bancos e Corretoras locais.

Logo, e com base no tempo que venho acompanhando alguns produtos neste sentido, percebo que 2022 será um ano interessante para quem ainda não tem em sua carteira produtos atrelados ao mercado Americano, que talvez seja um ótimo momento para considerá-los. Vejamos:

– Fundos de investimento em ações Americanas (BDR Nível 1): Disponível e de fácil acesso nos principais bancos e corretoras, os fundos de investimentos em BDR americanas estão com valorização média acima de 35% neste ano de 2021. São fundos compostos por ações de empresas dos EUA, com suas respectivas estratégias e composições.

– Fundos de investimento em segmentos de mercado relacionados a empresas americanas: Também disponíveis de de fácil acesso nos principais bancos e corretoras, fundos possuem em sua composição um compilado de ações de empresas americanas de setores como Tecnologia, Games, Saude, Seguros e outros que também, em grande parte, estão com a rentabilidade de 2021 muito interessante.

– Exchange Traded Funds (ETF): negociados como ações na B3, os ETF são compostos de índices que replicam o desempenho de seus indicadores referenciais, como por exemplo o IVVB11 (que tem como base o índice S&P 500 composto pelas ações das 500 maiores ações de empresas dos EUA), o TECK11 (composto por no mínimo 10 empresas de alto crescimento do setor de tecnologia americano) e vários outros que replicam o desempenho de índices estrangeiros.

– Brazilian Depositary Receipts (BDR): São ações de empresas estrangeiras que podem ser negociadas na B3, assim como as ações brasileiras. Ex: Alphabet Google (GOGL34), Amazon (AMZO34), Microsoft (MSFT34), Tesla (TSLA34) e várias outras, onde o investidor pode investir diretamente nas ações destas empresas sem a necessidade de envio de recursos ao exterior.

Assim, e com base no atual cenário do nosso querido Brasil e as perspectivas futuras, para 2022 vale a pena estudar um pouco mais sobre essas opções de investimentos que de alguma forma replicam índices/ações de empresas estrangeiras onde a economia já está mais estruturada…enquanto a nossa ainda tem um ENORME desafio pela frente.

Um FELIZ 2022, sucesso e bons investimentos!

Coffee & Finance

__________________________________________________________

Coffee & Finance é um site de informação e cultura.

Aqui você encontrará dicas de finanças pessoais, investimentos, mercado financeiro e economia.

Dicas de games, livros, seriados e cinemas.

 

Links

_______________________________________

Coffee & Finance | Todos os direitos reservados | 2021 | ab tecnologia 

plugins premium WordPress
Rolar para cima