Diversificando os Investimentos

Diversificacao

12.07.2021

O dólar sobe, o minério cai, o setor de tecnologia avança, a ação x cai mas a ação y sobe, o fundo de investimento z está perfomando bem mas o outro fundo imobiliário não....

Afinal, como montar uma boa carteira de investimentos?

5/5
assignLucas

Compartilhe a matéria:

 

O mercado financeiro é cheio de altos e baixos, em seus diversos produtos e opções de aplicação financeira. Variáveis políticas, econômicas, setoriais e até fenômenos naturais colocam um pouquinho mais de volatilidade, diariamente, em nossos investimentos.

Os últimos anos, principalmente devido a pandemia, tem sido desafiadores para os analistas de investimentos e investidores em geral em escolherem as melhores opções de investimentos, seja produtos de renda fixa ou renda variável.

Deixando o tabu de lado, entre qual é melhor: deixar todos os ovos na mesma cesta ou diversificar os investimentos? Vamos focar aqui no que imagino ser importante para investidores que pretendem conhecer melhor algumas opções de investimentos e para aqueles que já possuem uma quantia financeira disponível maior, com objetivos diferentes, onde a diversificação se torna interessante.

Para sermos mais práticos, antes de decidir onde você irá aplicar seu dinheiro e como irá montar sua carteira, é OBRIGATÓRIO saber responder as perguntas abaixo:

  • Qual é o seu perfil de investidor (conservador, moderado ou arrojado)?
  • Qual é a quantia (e frequência) que deseja investir?
  • Por quanto tempo poderá deixar o dinheiro aplicado (objetivos de curto, médio ou longo prazo)*?
  • Qual parcela do montante disponível você estaria disposto a correr um risco maior, visando um retorno maior?

Vamos considerar que:

  • Curto Prazo seria um período de até 1 ano; 
  • Médio Prazo um período entre 2 a 5 anos; e 
  • Longo Prazo um período acima de 5 anos.

Vejamos um exemplo:

A) Caio deseja investir R$ 10.000,00 de forma diversificada, possui um perfil moderado, poderá deixar seu dinheiro aplicado por 3 anos e, desse montante, ele se dispõe a arriscar R$ 2.000,00 no mercado de ações.

Nesse caso, uma diversificação interessante para o perfil moderado seria uma combinação entre parte do capital em produtos de renda fixa como papéis do Tesouro Direto e CDB’s, outra parte do capital em produtos de renda variável como fundos multimercados, fundos setoriais ou fundos atrelados a BDR’s ou fundos imobiliários e, uma menor parte restante, no mercado de ações e ETF’s.

B) Considerando o mesmo exemplo acima, mas agora, Caio poderá deixar seu dinheiro aplicado apenas por 1 ano.

A mudança do tempo disponível para manter a aplicação reduz e muito as opções de investimentos. Lembrando, principalmente, que várias aplicações possuem tributação de imposto de renda regressiva, sendo:

  • Mantendo a aplicação até 180 dias…………………….alíquota de IR 22,50%
  • Mantendo a aplicação entre 181 até 360 dias………alíquota de IR 20,00%
  • Mantendo a aplicação entre 361 até 720 dias………alíquota de IR 17,50%
  • Mantendo a aplicação acima de 720 dias…………….alíquota de IR 15,00%
Logo, nesse segundo exemplo, Caio deverá considerar a maior parte do capital disponível em investimentos de renda fixa e, talvez, uma mínima parte em renda variável.
 
Assim, para montar uma boa CARTEIRA DE INVESTIMENTOS, de forma diversificada, é interessante considerar os produtos abaixo:
 
  • Papéis do Tesouro, CDB’s (principalmente pré-fixados), debêntures (quanto maior o prazo, melhor para esses produtos);
  • Fundos setoriais (tecnologia, agronegócios, games, BDR’s, multimercados) costumam ter uma boa performance ao longo do tempo;
  • Fundos de Investimento Imobiliário (em setores com boa perspectiva de crescimento) para aqueles que buscam dividendos; e
  • Ações, claro, se baseando em uma boa análise!! Seja ela técnica ou fundamentalista (ou ambas), ações, índices de ações, ETF’s e outros se tornam uma ótima opção para a parcela do seu montante disponível para investimento.
 
Percebemos então que montar uma CARTEIRA DE INVESTIMENTOS é uma tarefa complexa, que necessita de entendimento das questões mencionadas acima e estudo/conhecimento dos diversos produtos do mercado.
 

Procurar a ajuda de um profissional capacitado para isso – os Assessores de Investimento – é importantíssimo para evitar correr riscos desnecessários e aplicações equivocadas ao seu perfil e objetivos. 

 

Sucesso e bons investimentos!

Coffee & Finance

__________________________________________________________

Coffee & Finance é um site de informação e cultura.

Aqui você encontrará dicas de finanças pessoais, investimentos, mercado financeiro e economia.

Dicas de games, livros, seriados e cinemas.

 

Links

_______________________________________

Coffee & Finance | Todos os direitos reservados | 2021 | ab tecnologia 

plugins premium WordPress
Rolar para cima